farça, Fabia, borracheira medonha e desbocada,
de Francisco Palha, que vivia em Lisboa, já
velho, e passara por Coimbra bons trinta annos alem.
Para lhe dar cunho local, intercalaram-na
de biscas decentes, coplas satyricas e allusões
a typos e coisas cómicas da cidade; e havia
quatro ou cinco annos que a pobre alegre peça
era o nariz de cera dos espectáculos annuaes
da universidade, o que prova, ou preguiça, ou
inapetência dos compositores escolares d'aquelle
então.
Presentemente, muitos dos rigores claustraes
da Universidade cahiram em desuso, e bem que
o ódio surdo entre a rapaziada e o corpo
docente, subsista, comtudo uma espécie de
bonhomia desdenhosa mantém entre elles como
que um certo modus vivendi, a entreter de uns
para outros, taes ou quaes apparencias de respeito.
Os rudes e audaciosos ataques dos
grupos de Anthero do Quental e Eduardo de
Abreu, contra o foro privado, escolhidos para
épocas de festa publica — os da gente d' Anthero,
quando foi da desfeita dos estudantes ao
reitor Basilio Alberto ~
(*) Indo este a ler, na sala dos capellos, uma solemne
arenga, levantaram-se os estudantes
e sahiram em massa, voltando-lhe as costas,
o que motivou a destituição do
ferocissimo funccionario.
Por essa occasião foi publicado
o manifesto d'Anthero, em nome da academia, contra o
foro privado, o qual produziu grande impressão.
em 1862; os de
Eduardo de Abreu, a quando a inauguração do
monumento a Camões, á Porta-Ferrea, em
1880, diante de toda a Coimbra universitária e
burocrática — machadaram muito esta perda
de prestigio do regulamento pombalino, que
punha a orgulhosa e livre mocidade portugueza
sob o jugo medievo dum conselho de taquenhos
pedagogos. Todos os vicios inherentes a um
tal systema de servidão, subsistem ainda porem,
fundamentaes, porque a universidade, reducto
politico, ainda não tolerou ser reformada, e os
processos d'ensino, na maioria das faculdades,
insistem em desenvolver a memoria em detri-
mento das restantes seivas cerebraes — donde
a instituição da- chacota, para reagir á sujeição.
e a da cabula, para evitar a surménage e a
idiotia.
A chacota é velha em Coimbra, veio
com a fundação dos primeiros collegios, e foi
a represália natural, desde que, avistados o
primeiro explicando com o primeiro pedagogo,
ou o explicando estudou pouco, ou o pedagogo
explicou mal.
O respeito na vida intellectual,
requer primeiro que tudo, o deslumbramento,
e este não dura, porque a primeira coisa que
fazemos cá em Portugal, nós outros que admiramos
o saber e o talento d'outrem, é procurar
descobrir nelle fraco por onde a admiração se
comece a esvair.
O jugo dos semi-deuses
irrita-nos como uma empalmação da nossa
própria soberania.
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