vineri, 4 iulie 2014

As cathedras de Coimbra regorgitam destes bonzos terríficos, de lunetas, provinciaes, praxistas, celebres uma geração, e na geração seguinte arremessados, como espantalhos inúteis da sciencia, e entraves ao livre ascenso das intelligencias juvenis. Para serem respeitados então, valem-se da força, e d'ahi a opposição tenaz da Universidade contra toda e qualquer espécie de reformas, sem se lembrarem de que abaixo delles o povo inquieto dos escolares (como seja lei orgânica do mundo, os seres inúteis atrophiarem-se e morrerem) vae minando d'escarneo a disciplina scientifica, renegando as canceiras nobres do trabalho, e procurando emfim annulal-os por mil subterfúgios e partidas, de que a consequência ultima é uma dissolução profunda em quasi todos os ramos do ensino. O que a ironia desses estudantes accumula, para* deformar pelo cómico as carrancas dos magisters, passando de geração em geração o pecúlio de caricaturas dissolventes, e enrique- cendo-o e continuando-o, todos os dias, de kodaks novos, daria para extraordinários volu- mes humorísticos, constituindo ella só um monumento litterario de reacção, inegualavel na historia das revoluções exangues do presente século.-Precisamos dum idolo por semana, e ainda vem longe a semana do idolo novo, já nos pomos a escavacar no idolo velho. Isto pelo que respeita aos crentes : quanto aos Ídolos,, uma vez sentados no throno, cessam de fazer prodigios, aposentam-se no ripanso do culto, e de enviados lúcidos da Ideia, eil-os tornados broncos manipansos. Assim, por exemplo,, quantos grandes homens conheci eu, verdadei- ramente possessos do turbilhão do génio, e que o primeiro triumpho imbecilisou na admi- ração dos louros ofFertados ? No professorado, na politica, na arte, é quasi regra geral esta embasbacação d'illustres nas perfeições do próprio umbigo. -

Em 69 foi em récita de quintanistas, a celebre 
farça, Fabia, borracheira medonha e desbocada, 
de Francisco Palha, que vivia em Lisboa, já 
velho, e passara por Coimbra bons trinta annos alem. 

Para lhe dar cunho local, intercalaram-na 
de biscas decentes, coplas satyricas e allusões 
a typos e coisas cómicas da cidade; e havia 
quatro ou cinco annos que a pobre alegre peça 
era o nariz de cera dos espectáculos annuaes 
da universidade, o que prova, ou preguiça, ou 
inapetência dos compositores escolares d'aquelle 
então. 

Presentemente, muitos dos rigores claustraes 
da Universidade cahiram em desuso, e bem que 
o ódio surdo entre a rapaziada e o corpo 
docente, subsista, comtudo uma espécie de 
bonhomia desdenhosa mantém entre elles como 
que um certo modus vivendi, a entreter de uns 
para outros, taes ou quaes apparencias de respeito. 

Os rudes e audaciosos ataques dos 
grupos de Anthero do Quental e Eduardo de 
Abreu, contra o foro privado, escolhidos para 
épocas de festa publica — os da gente d' Anthero, 
quando foi da desfeita dos estudantes ao 
reitor Basilio Alberto ~

(*) Indo este a ler, na sala dos capellos, uma solemne 
arenga, levantaram-se os estudantes
e sahiram em massa, voltando-lhe as costas,
o que motivou a destituição do 
ferocissimo funccionario. 

Por essa occasião foi publicado 
o manifesto d'Anthero, em nome da academia, contra o 
foro privado, o qual produziu grande impressão. 
 
em 1862; os de 
Eduardo de Abreu, a quando a inauguração do 
monumento a Camões, á Porta-Ferrea, em 
1880, diante de toda a Coimbra universitária e 
burocrática — machadaram muito esta perda 
de prestigio do regulamento pombalino, que 
punha a orgulhosa e livre mocidade portugueza 
sob o jugo medievo dum conselho de taquenhos 
pedagogos. Todos os vicios inherentes a um 
tal systema de servidão, subsistem ainda porem, 
fundamentaes, porque a universidade, reducto 
politico, ainda não tolerou ser reformada, e os 
processos d'ensino, na maioria das faculdades, 
insistem em desenvolver a memoria em detri- 
mento das restantes seivas cerebraes — donde 
a instituição da- chacota, para reagir á sujeição. 
e a da cabula, para evitar a surménage e a 
idiotia. 
A chacota é velha em Coimbra, veio 
com a fundação dos primeiros collegios, e foi 
a represália natural, desde que, avistados o 
primeiro explicando com o primeiro pedagogo, 
ou o explicando estudou pouco, ou o pedagogo 
explicou mal. 
O respeito na vida intellectual, 
requer primeiro que tudo, o deslumbramento, 
e este não dura, porque a primeira coisa que 
fazemos cá em Portugal, nós outros que admiramos 
o saber e o talento d'outrem, é procurar 
descobrir nelle fraco por onde a admiração se 
comece a esvair. 
O jugo dos semi-deuses 
irrita-nos como uma empalmação da nossa 
própria soberania. 

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